10 motivos para ouvir a banda de abertura

Nos últimos anos já virou costume toda vez que uma banda vai fazer um show chamar bandas de aberturas. Sim, no plural. Aqui em São Paulo geralmente são 3 bandas ou até mesmo 5 e obviamente a duração do show dessas bandas não ultrapassam os 45 minutos mas se colocarmos no papel, só na noite que 3 bandas se apresentam são quase 2 horas e 30 minutos de abertura. Listamos 10 motivos para você ouvir essas bandas que abrem a casa para o seu artista favorito.


01. Eles estão começando, assim com a banda principal da noite um dia começou. Ou você acha que as bandas que hoje fazem turnês mundiais não passaram por bares onde era preciso disputar atenção com o copo de cerveja?

02. O som da banda de abertura geralmente é parecido com a banda que você foi ver. A organização sempre toma cuidado para não rolar evento com fãs de punk e fãs de funk, por exemplo. Então as possibilidades de você conhecer uma banda que te agrade são enormes. Sem falar que muitas bandas são amigas, ou seja, fazem shows juntos diversas vezes tipo Vespas Mandarinas e Vivendo do Ócio. 

03. Curtir a noite por completo. É chato demAaaAAaaAis assistir um show sem conhecer as músicas mais chato ainda é ficar conversando ali na cara do vocalista. Dar uma escutadinha na banda uma semana antes do evento riscaria isso da lista.

04. Reconhecem a sua presença, carinho e atenção. Muitos fãs reclamam que devido a fama do seu ídolo a atenção é 0 e foto com ele é um milagre. Isso nunca acontece quando você curte uma banda de abertura justamente por eles estarem começando eles observam cada rosto novo que começou a apoiar a banda. Podes ter certeza que o papo pós show com a galera da abertura renderá muito, sem esquecer que eles te adicionam e sempre te avisam quando rolará o próximo show.


05. Ingressos baratos. Acho que não tem coisa melhor. Não mesmo. Vou dar um exemplo: acompanhei a Fresno por muuuito tempo e lá no início os shows eram variantes de 10/15 no máximo 20 reais e no esquema varias-bandas-juntas, como sempre pesquisava sobre as demais bandas aproveitava muito a noite. Atualmente eles cobram em média 60 reais, o que não é tão legal sabendo que rolam vários outros shows bacanas valendo um terço do preço deles. Concluindo: bandas de aberturas cobram baratinho e sempre fazem descontos se você comprar dos integrantes o ingresso.

06. Merch. Em tempo de download free a única forma do artista lucrar com a sua arte é fazendo shows e vendo seus produtos que assim como os ingressos são baratíssimos. Em média, um EP ou o cd de lançamento sai 10 ou 15 reais com camisetas na faixa dos 30. Quem sai ganhando é você que não sairá com camisetas banalizadas como as dos Ramones.

07. Apoio á música independente. Talvez esse seja o motivo mais forte da lista pelo fato da cena merecer toda atenção do mundo porque existe muita coisa boa rolando, você só precisa se manter informado. Pesquisar previamente a banda que vai abrir para um Forfun da vida não vai arrancar pedaço, te garanto!

08. Oportunidade de acompanhar o crescimento. Tem coisa mais bacana que essa? É sempre bom ver algo que apoiamos crescer, no início dará um pouco de ciúmes mas é o melhor que pode acontecer com a banda que você gosta.

09. Apoio a banda local. Esse item vai para pessoas que moram em lugares onde dificilmente rolam shows e quando acontecem quase sempre é escolhido uma banda local para abrir para a banda de fora. Sempre acontece com bandas tipo Paralamas, Titãs, Capital e como o item 2 disse, a banda pode ser a versão contemporânea ou regional da banda que esta indo para a sua cidade. Depois de você descobrir a x banda, você verá que eles fazem shows direto o que será ótimo porque daqui pra frente não será necessário esperar eternidades pra pintar um novo show. Pense nisso!

10. Conhecer uma banda que de cara você já vai para um show. (SIMM!!!!!!!)

Quero deixar o apelo: parem de chegar em cima da hora do show principal (serve para shows pequenos ou festivais), a sua presença é muito importante para aquela galera que tá ali no palco, sem contar que você pagou pelo o pacote, então porque não aproveitar? Não saber as músicas não é desculpa, mas como você acabou de ler, ouça a banda de abertura previamente! Sempre é anunciado, passe a prestar atenção nas letrinhas do flyer ou no fimzinho da descrição do evento no facebook.


Nós do Sincronias apoiamos tanto bandas que estão surgindo agora que alimentamos semanalmente a coluna Sincronize, se você apoia também essa ideia, não deixe de acompanhar a coluna! Beijão e vá agora mesmo se informar sobre as bandas de aberturas.

Comente com o Facebook: