SINCRONIZE: Martin

Quase completando 5 anos, a banda Martin é de Santos e seus integrantes se conheceram graças a Copa de Mundo de 2010, Brasil vs. Portugal, mais especificamente. O nome da banda surgiu na necessidade de trocar de nome e após um ano procurando, na casa do Rafael enquanto tocavam em um violão da marca Martin finalmente saiu o nome.

Paulo Maluza (guitarras) - Vinícius de Paula (contrabaixo e segunda voz) - Rafael Melo (vocal e guitarras) - Lucas Gonçalves (bateria)


Fizemos aquela pergunta padrão "se vocês não fossem da banda e achassem o som de vocês pela internet, o que diriam ao compartilhar?" e resposta foi unanime: todos compartilhariam um trecho da musica e o link para ouvir-la. Recentemente a banda ganhou ganhou na categoria "Som Original" do Prêmio Rock Show e para eles isso soou como o melhor prêmio que poderiam ter ganho, porque som original é muito melhor que banda revelação ou melhor banda de rock. É um reconhecimento que deixou a banda muito feliz.


Quando perguntamos o que uma pessoa que nunca foi a um show da banda pode esperar, os caras responderam que um som semelhante ao cd e claro um show divertido para dançar porém aproveita melhor quem for já conhecendo as músicas.


A banda acabou de lançar o seu primeiro disco (que até já saiu na lista dos melhores do ano daqui!) e com ele foi dito que esse disco são 3 anos de trabalho copilado. Perguntamos como que foram esses 3 anos e nos explicaram que havia uma outra banda, que foi criada na adolescência e de repente se viram na necessidade de fazer algo mais maduro e profissional, e então voltaram a estaca zero. Para essa nova fase, ficaram 6 meses em estúdio elaborando o que seria o primeiro single da banda: 44, que abre o cd. Depois do lançamento ficaram mais 6 meses em estúdio gravando e produzindo o EP "De Tanto Nesse Mar", com mais 5 musicas novas. E depois dedicaram-se para lançar mais 3 singles, só que dessa vez soltos: Índico, Que Seja e Incêndios. E assim surgiu o Valongo.


 Processo de gravação
Ele foi gravado em Santos no estúdio do produtor que também mixou o disco, Marinho Pipeline, e em partes: primeiro os singles e depois b-sides.

 Nome 
- Paulo: Eu faço designer gráfico e então aprendi a procurar nomes e a criar uma identidade gráfica, tão certo que toda a identidade visual da banda sou eu que cuido. Como o disco é uma copilação, queria muito que fosse algo que remetesse as nossas origens e como 44 tem essa pegada de deixar ir e de despedida, dei uma pesquisada e achei a estação Valongo, que foi a primeira estacão de trem que unia Santos e São Paulo.

 Identidade visual
- Foi uma escolha demorada porque a gente não entrava em um acordo. Percebi que nós escutamos coisas de diferentes polos e por isso criei os traços que são quatro, representando cada um dos integrantes.  Então o logo tem muito disso de unir polos diferentes numa banda só.


Em Incêndios há uma pequena curiosidade. Houve uma faixa de voz perdida e o single seria lançado enquanto o Rafael viajava. Para solucionar o problema o Erik, vocalista da banda MAYO e também produtor musical deu um help ao Rafael e num estúdio improvisado ele conseguiu regravar a faixa perdida. Ela fala sobre ser cobrado pelas pessoas mais do que se pode oferecer e por algum momento seria bom para essa pessoa pensar em si mesmo e não apenas agradar os outros. 


Índico é a musica mais pop, atraiu um publico mais acessível para a banda e é por enquanto a única faixa com um clipe. Na composição foi explorado o conceito de deixar a vaidade de lado e ser feliz.


 Influências
Um lugar que gostariam de tocar: Lollapalooza
Um show que foram: Gogol Bordello e Skrillex no Lollapalooza 2012 (Paulo), Los Hermanos e Kaiser Chiefs também no Lollapalooza (Rafael).
Uma banda que gostariam de sair em turnê: Arctick Monkeys, Foals, Los Hermanos e Supercombo.

 Vocês tem como influência bandas como Two Door Cinema Club, Arctic Monkeys, The Strokes e The Killers. Como juntam tudo isso e criam o som de vocês?
- Pro Valongo, primeiramente cada um juntou 5 musicas, criamos uma playlist e todos pararam para ouvir essas 20 musicas e selecionar coisas que poderíamos acrescentar nas nossas musicas.

 Pra terminar, uma mensagem para estiver conhecendo vocês agora.
- Seja dócil e dê uma chance ao rock nacional.

 LINKS ÚTEIS
- Site
- Facebook
- Twitter
- YouTube

Comente com o Facebook: