O que te lembra carnaval? #SincroniasPergunta

Curtindo o ritmo de carnaval, o Sincronias foi às ruas de São Paulo perguntar aos diversos foliões encontrados e perguntamos qual trilha sonora remete ao clima carnavalesco do Brasil. As respostas foram as mais diversas, desde a MPB de Caetano Veloso ao ska delicioso da banda carioca Forfun.



Populares por aparecerem em fevereiro e ficarem em nossas cabeças por mais alguns meses, as marchinhas foram escolhidas por alguns dos foliões abordados. E as escolhidas por eles são aprovadas pelo gosto popular há anos.




Todo carnaval é marcado por algum hit, que tocam nas rádios, blocos e festas temáticas durante a época carnavalesca. Porém as lembradas foram tão marcantes em seus determinados anos que além de serem recordadas facilmente, é impossível não querer sair dançando embaladas por elas. A cantora Ivete Sangalo foi citada diversas vezes e por sorte, encontramos um medley com as músicas escolhidas. A escolha de Marina, 24, foi Brasil Pandeiro, dos Novos Baianos com uma justificativa: "Vejo nessa música uma crítica aos brasileiros que condenam o carnaval por acharem que ele envergonha o Brasil. O que não entendem é que ele é a nossa marca".




E como falar de carnaval e não lembrar dos grandiosos e magníficos desfiles das escolas de samba? Bruno, 32, disse que não curte muito sair para pular carnaval porém tem um desfile marcou muito ele porque calhou dele estar assistindo ao vivo e na época achou um absurdo a censura que a escola sofreu. 

Em 1989, a escola carica Beija-Flor colocou na avenida o "Ratos e Urubus, larguem a minha fantasia", onde a escola ficou em 2º lugar. Uma das alegorias contava com a presença de um Cristo Redentor e teve que ser coberto por uma lona preta devido a uma ação judicial movida por razões religiosas.


3 dos foliões foram além e falaram que carnaval bom é carnaval embalado por um disco cheio. Entre os escolhidos, temos mais uma vez Novos Baianos que foram citados em várias das respostas. 




Houve 2 clipes citados como bons demonstradores do clima alegre que é o carnaval brasileiro. A jovem Angélica, 19, pediu pediu perdão por não ter lembrado de nada nacional mas justificou sua escolha alegando que o clipe de They Don't Care About Us transmite uma das melhores fases do Michael e ainda conta com o Olodum. Já o clipe da banda Forfun, que é 100% carioca mostra a realidade dos carnavais de rua, que é a forma mais acessível que o brasileiro tem de aproveitar o carnaval. 



É assim acabou-se a primeira de muitas pesquisas de campo realizada pela nossa equipe. E para você, o que da música nacional te remete ao carnaval ou é material de extrema importância para embalar o clima carnavalesco? Conte para gente nos comentários!

Comente com o Facebook: