Músicas nacionais inspiradas em internacionais #1



Fazer cover musical sempre foi algo bem comum no mundo da música, algumas versões regravadas no mesmo idioma acabaram até fazendo mais sucesso que as originais como I Will Aways Love You, musica tema do filme O Guarda-Costas, cantada por Whitney Houston (original de Dolly Parton) ou a famosa Girls Just Wanna Have Fun, um dos maiores sucessos de Cyndi Lauper (original de Robert Hazard).


Ainda assim, existem artistas que procuram recriar a musica (re)utilizando elementos básicos da canção e reconstruindo sua letra e até modificando o estilo musical, o que aqui no Brasil é bem comum no meio da musica sertaneja e do forró, por exemplo, ou até em alguns casos sampleada para originar musicas de funk e hip-hop.

Mas e aquelas versões (que ouso dizer) clássicas da musica nacional que resinificaram bastante suas versões originais, a ponto de até fazer com que algumas pessoas (brasileiras) não se lembrem ou se quer conheçam suas versões originais?

Vamos citar alguns exemplos dessas músicas que mesmo que você não conheça, vale a pena dar uma conferida!

1. Catedral / Cathedral Song


Zélia Duncan faz parte de um dos maiores nomes do nosso MPB, sendo peça fundamental na leva de artistas brasileiras que surgiram na década de 90, como Adriana Calcanhoto, Cássia Eller e Marisa Monte, e certamente uma de suas mais conhecidas músicas é um cover! Catedral, música que com certeza você conhece no mínimo algum trecho é um cover de uma musica Alemã, da cantora Tanita Tikaram. Se você não conhece a original, de o play pra conferir:


Versão de Zélia Duncan:



Original:





2. Se A Gente Se Entender / Linger


A apresentadora Angélica, apresentadora do programa Estrelas da Rede Globo talvez nem seja mais lembrada sobre sua participação no cenário musical nacional (ou ainda se lembrada é só naquele trecho clássico de “vou de taxi, você sabe” lá de 88!). Angélica fez a sua versão de uma musica até bem conhecida chamada Linger da The Crawberies, e fez sua versão brasileira que divide opiniões até hoje a respeito da qualidade, mas que convenhamos, é uma fofura. Confere aí:


Versão de Angélica




Original:




3. The Power of Love / Como uma Deusa


Essa é uma das mais conhecidas. Quem diria que o trecho “cause I am your lady and you are my man” da bela música mundialmente conhecida cantada por nomes pesados como Laura Branigan e Céline Dion se tornaria “como uma deusa, você me mantém” em versão nacional? E sei que você leu aquele trecho cantando! As versões da Como uma Deusa foram cantadas por diversos artistas ao qual eu nem saberia dizer qual é a melhor pra conferir, mas deixaremos aqui uma versão de Rosana Fiengo que vale muito a pena dar uma ouvida.

Versão de Rosana



Original:




Eai, gostou? Siga as novidades do Sincronias que em breve tem mais!

Comente com o Facebook:

0 Comentários:

Postar um comentário